22/02/2011

TRAIÇÃO

(foto retirada da internet)

Eis um assunto difícil de engolir.

Para mim uma coisa é certa, traição de amigo (a) NÃO TEM PERDÃO, isso porque a amizade é incondicional, você não é amigo (a) de alguém porque tem tesão por essa pessoa além do sentimento afetivo que une a amizade, contrario de uma relação amorosa em que o tesão é um dos ingredientes da relação.

No caso da tal relação amorosa, a traição é algo mais complexo a meu ver, pois ela pode ocorrer devido a vários fatores: por carência, fisiológico, safadeza mesmo e etc., cada caso deve ser analisado com bastante atenção, se possível deixar a emoção de lado e ser mais racional, para então tomar a decisão: a pessoa que traiu, MERECE ou NÃO uma segunda chance? Isso só quem pode decidir é a pessoa traída, sem se preocupar com os comentários alheios.

Existem casos em que o relacionamento está desgastado e acontece uma atração por outra pessoa, então vem o vacilo, porém foi algo de momento, do impulso humano. Neste caso vale à pena jogar uma relação por causa de um momento? Onde o casal deixou uma brecha para a entrada de outra pessoa? Ainda existe amor? São perguntas que se devem fazer antes de jogar tudo pro alto.
O importante é ter muito diálogo franco entre o casal SEMPRE e que a traição ou uma "escorregada" não se torne hábito.

Se está a fim de curtir liberdade e sair "catando", não é justo deixar a outra pessoa presa à você e sendo feita de idiota, vai cada um pro seu lado em busca de sua felicidade da forma que achar melhor.

Seja traição de amigo (a) ou amorosa, com certezas ambas são doloridas, a melhor forma de evitar o sofrimento é sermos sempre francos com as pessoas que trazemos ao nosso convívio.


Kátia Osório

22 comentários:

Luiz disse...

katita;...eis um caso sério, quem e traida sempre quer a vingança, ou seja, vou dar pro primeiro que aparecer.Besteira isso, se aconteceu é porque faltou "algo" em casa. Condeno a traição, mas me diz, quem nunca traiu!!!
]bjuu lindonaa

KÁTIA OSÓRIO disse...

Luiz..adorei teu comentário..é bem isso..a VINGANÇA..ate que ponto ela é valida?..se vingar vai diminuir a dor da traição?

Obrigada Luiz pelo comentário

Bjo

Unknown disse...

Ruiva
Muito interessante seu post.
Embora haja muitos tipos de traição,amorosa, amigos, parentes, colegas, em todos os casos sempre causam muito sofrimento aos envolvidos, em especial, à pessoa traída.
A dor de uma traição é sempre difícil de ser superada.É a forma mais desvastadora,para o término de uma relação..Seja ela de amizade ou de Amor
Então vamos "jogar limpo" né?

Vou.... mais volto viu rs
Bjos amiga!!!!.

KÁTIA OSÓRIO disse...

Loira..que bom te ver aki amiga..realmente a dor de uma traição não se tem como medir..eu ja fui traida por alguém que eu julgava ser amiga..e conheço a dor dessa crueldade..mas como dizem oq não nos mata nos fortalece..se recebemos um limão..vamos fazer uma boa caipirinha..e aprender com as feridas que nos são abertas.

Volte sempre Loiraça..adoro vc!

Bjo e obrigada pelo comentário

Anônimo disse...

meu marido esta saindo com minha amiga, não sei o que fazer tenho um filho de 4 anos estou deprimida me sentindo um lixo minha vontade é de matar a vagabunda que estragou meu casamento meu marido não quer sair de casa estou perdida

KÁTIA OSÓRIO disse...

Caraca..amiga "anônima" que bagunça eim!..Vamos por partes:

A amiga..ja deu pra perceber que a moça NÃO É TUA AMIGA..não pelo fato de ter rolado um sentimento entre ela e teu marido..mas sim pq ela não foi leal com vc..ela deveria esperar a tua relação com ele se resolver para depois se envolver..vc ficaria "P" da vida do mesmo jeito..mas ela não estaria sendo desleal com vc.

O marido...vc comentou que ele não quer sair da casa..isso significa que você não o quer como companheiro..essa decisão precisa ser tomada com cautela e não no momento da raiva...muita calma nessa hora...você comenta que a tal moça estragou teu casamento..isso não é verdade..so houve espaço pra ela entrar pq algo não estava se encaixando bem entre vcs dois..e é justamente essa fenda que vc precisa encontrar para depois ter certeza que o maridão perdeu a validade..que é hora de mandar cantar em outra freguesia..

O filho..embora tenha 4 anos..ele como toda criança entende mto bem as situações qdo bem explicadas..sem dramas..se vc esta mesmo decidida em uma separação..chegue ao filhote e seja honesta..não precisa entrar nos detalhes de traição..mas diga que papai e mamãe vão morar em casas diferentes..pq será melhor pra todo mundo..e que ele continuará tendo o amor de vcs 2 do mesmo jeito..e por favor nada de por a criança contra o pai..o problema é entre vc e teu marido..e não entre pai e filho..não transfira seus problemas pra criança..pq ai sim vai da um nó na cabeça ..haja com naturalidade ao conversar com seu filho..vc vai se surpreender.

A separação...se for mesmo esse caminho que vc quer tomar..esta certa disso..então procure um advogado e siga em frente..não fique nutrindo a tal raiva..isso so vai deixar vc de cabelos brancos e com mtas rugas..e ninguém merece isso..principalmente uma mulher que esta entrando no mundo das solteiras...não fique remoendo o qto vc foi feliz..e blá..blá..blá..procure um bom cabeleireiro..faça as unhas..mude o guarda roupas..dê uma repaginada em vc..e siga em frente amiga..pq se caso o circulo amoroso com o maridão se fechou...procure abrir outros em sua vida...veja as possibilidades..o fim de um relacionamento decididamente NÃO É O FIM DA VIDA.

Espero tê-la ajudado

Um bjo e obrigada pela postagem

Unknown disse...

Cara amiga anônima! Essa situação é bem dificil, mas acho que o problema nao está em vc, qd um homem trai nao necessariamente falta algo pra ele em casa, olha eu estou solteira há 10 meses, e nesse tempo muitos homens casados apareceram em meu caminho, muitos mesmo, e percebi que eles tinham mulheres lindas, que eram super mães, esposas, e que a maioria realmente ama as companheiras, mas o novo, a sensação de ainda seduzir, o atraem e muito! Então pense bem! Pq ele não é o único que trai, e talvez se vc encontrar um novo amor será traida novamente, é triste mais é a vida! Eu tbm fui traída, mas meu casamento não acabou por esse motivo, e eu só descobri que ele tinha outra depois, e posso te afirmar a vida não acaba com o fim do casamento, e a vida de solteira tem suas vantagens, assim como ter alguém! Então só vc pode decidir o que fazer!!!

Beijos e boa sorte!

KÁTIA OSÓRIO disse...

Bem, realmente a questão "traição" é mto polêmica..pq cada um tem seu ponto de vista, mas não concordo com vc Paulinha, tanto o homem quanto a mulher traem..isso acontece devido ao momento de cada ser humano.

Afirmar que toda relação haverá traição, eu acredito que não bem por ai, não se pode generalizar as pessoas..mtas vezes falta entre o casal afinidades.. no sexo um pode gostar de algo mais quente enquanto o parceiro prefere algo mais romântico...um pode ser mais baladeiro e o parceiro mais caseiro e assim por diante..eu ainda acredito que uma conversa franca um com o outro..ainda é a solução..o problema é que mtas mulheres imaginam um principe encantado..e eles NÃO EXISTEM..assim como homens imaginam estar casando com uma bonequinha perfeita..e elas também NÃO EXISTEM..então se casam nessa ilusão..e qdo caem na realidade nem sempre aguentam a adaptação..eu prefiro antes de conhecer as qualidades, procurar analisar os defeitos..para ter certeza que quero levar adiante o relacionamento.

Ğïsä disse...

Luiz- eu nunca trai viu rs

Ğïsä disse...

são complicadas essas coisas né, eu ñ aceito uma traição, sou fiel e se percebo algum cheirinho de infelidade , rodo a bahiana, conheço casais que são felizes e fieis e tbm conheço casais que os dois traem, mas se vc sofre com a situação, chute o pau da barraca e manda ver, se ame ninguém merece esse sofrimento.

KÁTIA OSÓRIO disse...

Gi...que coisa boa te ver aki amiga..vc esta correta...esse é teu modo de ver e tenho certeza que vc foi sincera com o maridão..ele esta ciente da sua maneira de pensar...é oq vale...sempre ser franca com o parceiro..

Bjoooooo...(samaluca)..rs

Érika Paiva disse...

Ruiva conheço muito bem a dona traição,pq fomos apresentadas recentemente...agora digo o seguinte:eu nunca trai.E acho desnecessário trair para dizer:ACABOU!Honestidade é uma coisa tão difícil ao ser humano,tão complexo,mas,q pode fazer um bem danado aos envolvidos,pq se sai limpo de tudo,sem mais tarde surgirem acusações e o pior de todos os sentimentos:a mágoa(depois da pena).Enfim,trair não tá com nada.

KÁTIA OSÓRIO disse...

Erikita..obrigada pelo teu comentário...realmente amiga, traição nos traz uma dor imensa...so mesmo quem ja sentiu pode dizer!


Um bjo Lindona

Érika Paiva disse...

Eu to feliz pq conseguir usar um blog,rsrsrs.Mas,é isso Ruiva,meu pensar pd parecer mt simples,mas,é de coração.Bjus,e gostei e muito de teus temas.Sempre venho dar uma "passadinha" aqui.

KÁTIA OSÓRIO disse...

Erikita...mas a vida é simples...hehe..a gente que complica....fico feliz que tenha gostado do tema..e conto com a tua ajuda..assim como de todos para deixarmos o blog sempre nesse nivel...com ideias e pontos de vistas diferentes

Um bjo amiga e a casa é tua ;)

Lu Ferreira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Chrystiane Angel disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Chrystiane Angel disse...

Kátia querida.... Primeiramente... gostaria de parabenizá-la pelo blog... De muito bom gosto.. Temas polêmicos... complexos... De suma importância serem abordados nos dias de hoje.... Que esse meu comentário... seu o primeiro... de tantos outros que farei questão em abordar... E que eu possa aprender com tds vcs... assim como acredito que aprenderão um pouco que seja, com a minha pessoa.
Bem... escolhi esse tema... que foi o que de imediato me chamou a atenção: TRAIÇÃO. Essa palavrinha que causa um grande arrepio ao ser pronunciada... até mesmo, lida. Uma palavra que nos traz profunda dor... aversão... sofrimento... falta de amor próprio... auto-estima em baixa... depressão... dentre outros sentimentos ruins... os quais nos machucam muito. Não importa se a traição tenha sido de amigo(a)... namorado(a)... marido/esposa... traição é traição é pronto... Eu atribuo essa atitude imperdoável... inaceitável... do ser humano... como total falta de caráter... Isso mesmo... falta de caráter. Nada nesse mundo é eterno... e o amor pode acabar um dia... como tbém uma amizade... as quais um dia nos foram importantes e significantes. Um amor que um dia nos trouxe profunda felicidade... uma troca... cumplicidade... respeito... Um amor incondicional... um completava o outro em todos os sentidos... Grandes amantes... amigos... confidentes... Td isso um dia pode acabar... pq não??? Tão mais fácil... compreensível... indolor... seria... o diálogo, numa situação como essa. Sei que o amor não acaba do dia para a noite... É natural haver desgaste em um relacionamento... desde que o casal, exponha um ao outro... discutam a relação... e não deixem chegar ao ponto de uma separação... mas se assim for necessário... que seja amigavelmente... sem rancores... mágoas... sofrimento... ódio... e sim de maneira pacífica e amena. Chegar ao ponto de uma traição, na minha opinião, é uma falta de respeito enorme para com a pessoa, que um dia foi importante em sua vida... que um dia te fez feliz e te completou... que um dia esteve presente qdo vc mais precisava... que um dia, transformou seus dias escuros, em dias iluminados... que um dia transformou sua vida na mais completa felicidade. Confesso... humildemente e decentemente... que já fui traída sim... Recentemente vivi essa situação de perto... e sei o quanto me foi(e ainda está sendo, não vou negar), horrível de ser vivida. Posso assegurar... com todas as letras... que NUNCA trai... Simplesmente pelo fato... da palavra RESPEITO sempre se fazer presente em minha vida... Palavrinha esta... tão difícil de se encontrar nas pessoas, nos dias de hoje. Qdo não se há respeito para com a outra pessoa... a falta de caráter fala mais alto... e dá lugar à traição. A traição não é somente através do contato físico... ela se dá tbém... por outros meios... de outras maneiras... UM simples telefonema... um simples contato... ou até mesmo através do pensamento... A partir do momento, que nossos pensamentos... nosso corpo... procura por outrem... seja de que forma for... a traição já está presente. E qdo chega nesse estágio... impossível de haver pessoas feridas nessa história... E foi como nossa amiga Érika bem disse... no momento da traição, o sentimento que a acompanha para com a outra pessoa é de ódio... raiva... nojo... uma profunda mágoa... Com o passar do tempo... esses sentimentos transformam-se em indiferença... Muitas pessoas... aceitam e perdoam uma traição... e continuam o relacionamento... mas relacionamento, bem como a amizade, é como um cristal... qdo quebrado, jamais será o mesmo... As cobranças virão... as trocas de farpas... as ofensas... as discussões... Isso sem contar... que a parte traída... se sentirá no direito de trair tbém... como uma forma de vingança... o qual, além de não surtir efeito algum... ainda irá denegrir sua própria imagem... e vc irá se igualar à pessoa que te traiu. Enfim.. amor algum, por mais forte e intenso que seja... resiste à uma traição...

Chrystiane Angel disse...

Ela nos deixa marcas profundas... que só o tempo se encarregará de amenizá-las... pois cicatrizá-las completamente... impossível!!! A traição de amigos... tbém segue a mesma linha... afinal... traição é traição e ponto... nos machuca tanto quanto a de um companheiro... Nos doamos a um amigo(a)... somos extremamente leais... amigos para tds as horas... e levamos uma apunhalada pelas costas... Já passei por isso tbém... e a experiência tbém não foi nada agradável. Pessoas que se diziam minhas melhores amigas... me trairam da pior forma possível... e o pior de td... que elas mesmas cavaram suas próprias covas... não precisei de esforço algum para descobrir quem eram realmente. Muitas vezes, o peixe morre pela própria boca... Hoje... mais calejada... e experiente... não me entrego por completo em uma amizade... a não ser que eu veja que valerá a pena. Caso contrário, cultivo uma amizade superficial, a qual o tempo me mostrará quem é quem. A decepção faz com que nos tornemos pessoas mais frias... racionais.. mas, se for para nosso próprio bem estar... é melhor que sejamos assim... Aprendi que agir com a emoção não é o melhor caminho... E que brincar de amar não é bacana... O risco que corremos com as decepções... faz com que essa "brincadeira" não seja sadia... gostosa e muito menos nos traz felicidade... Esse assunto tão bem abordado por vc Kátia... levaria horas a fio debatendo... mas não estou com muito tempo agora... e outra... me tornaria cansativa e vcs nem conseguiriam ler meu post,rs... De qualquer forma... agradeço o espaço... e assim que possível... estarei presente em outro tema... pode ter certeza... Grande beijo...

Lu Ferreira disse...

Eu estava lendo os comentários da Chrystiane Angel e ela afirma que é imperdoável uma traição.
Mas será que com o tempo você não acaba esquecendo dessa traição? Será que não somos capazes de evoluir nesse quesito? Sei que mágoas deixam marcas mas não perdoar não é deixar de viver a nossa própria vida?
Eu sou uma pessoa que gosta de observar o comportamento de outras pessoas e já vi muitas mulheres e homens deixarem de viver porque estava com ódio no coração e só pensava em vingança.
Até aonde precisamos deixar essa dor de traição em nossa vida?
Acredito que estamos aqui para sermos felizes.
Tudo passa nessa vida até mesmo as piores dores do coração deste que permitimos a felicidade entrar na nossa vida.

Beijos da Lu Ferreira :)

KÁTIA OSÓRIO disse...

Chrys...que bom vê-la por aqui...pelo que eu percebi você acabou de ter uma baita decepção e esta ainda com as feridas abertas...É assim mesmo amiga....demora passar e a cicatriz que nos deixa nos faz lembrar pra sempre de quem nos traiu...Uma coisa que eu ja observei é que as pessoas que mai afirmam o tempo todo que nos amam,tirando pai..mãe..irmãos e etc.. são aquelas que geralmente nos ferem...mas como você disse as máscaras caem..porque uma mentira nunca dura por muito tempo..e esa é a parte boa..a pessoa não poderá nos ferir mais

Bjo e espero que essa ferida cicatrize logo!

KÁTIA OSÓRIO disse...

Lu...pensamos parecido..como eu citei na minha postagem, eu acredito que qdo se há uma traição devemos analizar a situação para então tomarmos uma decisão definitiva..varias perguntas devemos nos fazer...para não estragar nossa felicidade mtas veses por orgulho ou pq a sociedade espera uma atitude nossa

Um bjo amiga...adorei tua colaboração aki ;)