05/09/2011

FANATISMO


(imagem retirada da net)

Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente freqüente em paranoides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

A História nos mostra que o fanatismo é algo nocivo, muitas vezes levando à fatos irreparáveis, como Hitler e sua idéia fixa pela supremacia da raça ariana e a eliminação dos "impuros", Jim Jones que em 18 de novembro de 1978 levou à morte 914 fiéis da seita "Templo do Povo" ingerindo veneno ou recebendo tiros na cabeça e ate mesmo alguns participantes de torcidas organisadas de futebol que levam ao extremo a rivalidade com brigas e assassinatos.

Do ponto de vista psicopatológico, todo fanatismo parece ter relação com a fuga da realidade, os fanáticos constroem um mundo particular onde eles são os únicos que estão no lugar da certeza absoluta, com poder de persuasão levam outros ate seu mundo e quem não aceita o chamado é logo considerado inimigo.

Mas como evitá-los? Não tem como, eles estão em todo lugar, o melhor a fazer é: Quando algum fanático bater à sua porta com promeças de nova vida através da Religião, ou em uma roda de amigos surgirem assuntos possíveis do fanático se impor, o ideal é não dar chances para muita conversa, ao primeiro sinal de um discurso inacabável sobre o assunto, procure afastar-se pois não adianta um debate, os fanáticos simplesmente não escutam, o mundo deles é inabalável e não aceitam opiniões.

Não deve ser nada fácil conviver com alguém que não respeita opiniões alheias, que impõe seus pontos de vista como se fossem os únicos, o importante é saber ouvir o outro, nos permitir ter visão diferenciada sobre quaisquer assuntos, abrir nossa mente para o novo, nos proporcionar mais conhecimento para podermos ter uma opinião formada consciente, sempre respeitando as demais.




9 comentários:

Emerson Rodrigues disse...

EH VERDADE!!
Bom, o fanatismo de um modo geral deixa a pessoa chata... Mas tão chata rsrsrs E não sabem depois do porquê perdeu o amigo rsrsrs Não entende o afastamento das pessoas e acha que seu "fanatismo" eh o todo certo e o restante das pessoas, amigos ou não, eh que são todos errados. Até as coisas para eles eh errado.
Beijos ruiva...
ASS: Sander / Emerson

KÁTIA OSÓRIO disse...

Você mencionou algo importante. O AFASTAMENTO DAS PESSOAS, o fanático torna-se alguém preso em seu proprio mundo, isolado, tendo somente a companhia de outros que compartilham com as mesmas ideias.

Obrigada por mais esta colaboração.

Um bjo Sander!

DOM PAULO F disse...

... Pois é Kátia!!! Eu já fui fanático por algumas coisas. Como sempre... na adolescência. Fui fanático por algumas coisas e demorei um tempo pra perceber que não vivia minha vida, mas na realidade, tentava viver como os outros... hehehe

Queria ser como Lemmy Kilmister!!!! kkkk

Mas foi bem melhor quando virei Dom Paulo F...

Pode crê!!!

Beijoxxx querida!!!!

Chrystiane Angel disse...

Tema muito bem abordado por vc Ruiva... Mais um assunto que faz parte de nosso cotidiano... Agradeço novamente por aceitar minha sugestão... Como vc bem disse na introdução... encontramos o fanatismo em diversos setores de nossa vida... Há o fanatismo religioso... onde os membros de igrejas... seitas... templos... fazem verdadeira "lavagem cerebral" em seus fiéis... que acabam agindo de acordo com o que é dito correto... verdadeiro.... por seus "líderes"... Chegam a darem seus pagamentos mensais... em "fogueiras santas"... acreditando que vão prosperar financeiramente... Muitas vezes... passam por necessidades... deixam de comprar algo aos filhos.. para "ajudarem" à igreja... que impõe que tenham que contribuir com uma quantida "x"... Ontem mesmo eu vi uma matéria no programa Domingo Espetacular... onde abordaram esse assunto... Uma igreja em São Paulo... a qual atrai inúmeros fiéis.. dentre eles... muitas crianças... em que idolatram um senhor... de 85 anos... chamado Aldo... como se ele fosse um Deus... alguém que pudesse operar milagres... Ao tocá-los... os fiéis acreditam que possam se curar de seus males... Filas enormes formam-se para tocá-lo... como se ele fosse um Deus... Um verdadeiro absurdo... Devido a denúncias... descobriram que ele age de má fé com seus seguidores... ou melhor... com as mulheres... Chama-as em sua sala... e começa a acariciá-las... alegando tirar tds os males... físicos e emocionais... chegando ao ponto de se despir... e dizer para a "vítima" fazer o mesmo... Me revoltei qdo eu vi... Mulheres suportaram até anos... pra poder denunciá-los... Qdo ele vê que a casa caiu pra ele... oferece quantias altas em dinheiro, em troca do silêncio das mulheres... Algo absurdamente absurdo... Como td em nossa país... apesar de denunciarem... tanto na polícia... quanto na mídia... por ser um homem bem sucedido, com mais de 200 igrejas em td o Brasil... dificilmente será condenado... Como pode uma pessoa... com essa idade... atrair pessoas, digamos, inocentes... e fazerem uma verdadeira "lavagem" em suas mentes... onde elas crêem em seu poder de cura... É incrível o poder de persuasão que eles têm... de manipular as pessoas...

Chrystiane Angel disse...

... Ridículo foi ouvir os louvores... exaltando-o durante td a letra... Difícil de acreditar que pessoas caiam nesse tipo de coisa... mas pelo desespero... por conta de doenças na família... problemas em relacionamentos... dentre outros... acabam procurando ajuda... e por serem tão "perfeitos" em suas pregações... acabam atraindo mais e mais pessoas... e claro... enriquecendo e de quebra... molestando as mulheres... Revoltante!!! Não cito apenas igrejas evangélicas... mas em td a religião há seu fanatismo... seja ela no candomblé... testemunha de Jeová... catolicismo... espiritismo.. dentre outras tantas que existem.. A partir do momento... que qqr religião foge do normal... e se torna prejudicial... é um fanatismo sim!!! Temos também o fanatismo esportivo... Torcidas organizadas confrontam-se em arquibancadas e fora dela... Uma rivalidade sadia entre os times... acabam por levar à morte muitos dos torcedores... que por pura ignorância... transformam um esporte em uma guerra sem fim... Torcer... ter um time do coração é uma coisa... ser fanático é outra bem diferente... E no final das contas... os times ganhando ou perdendo... quem ganham verdadeiras fortunas são os jogadores e dirigentes... Os torcedores mesmo... nada ganham... pelo contrário... podem até perder suas vidas. Não podemos nos esquecer... do fanatismo político... Partidos... principalmente em épocas de eleições... travam disputas dentro e fora do partido... Acabam por levar pelo lado pessoal... Acusações... difamações... td em nome de seu partido... O pior são os seguidores de partidos... que querem nos obrigar a ser do mesmo que eles... e se pensamos de maneiras diferentes... somos tachados de pessoas isso ou aquilo... Não é o partido que forma o cidadão.. .e sim sua postura diante dos mais diversos assuntos. Partido... religião... time... cada um tem o seu... e não se discute... Ninguém é mais ou menos que ninguém... por estar de um lado ou de outro...Tudo o que é demasiado... acaba sendo nocivo... prejudicial... Devemos ter nossas escolhas... independente de qual for... Não fazermos dela uma verdade absoluta... mas sim a nossa verdade... e jamais impormos a alguém... Tudo dentro de um limite... para vivermos tranquilos e de maneira saudável!!!

Chrystiane Angel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Chrystiane Angel disse...

Esqueci de citar... o fanatismo por um ídolo... Muitos adolescentes... ou até mesmo adultos... passaram horas... até mesmo à noite toda... em filas quilométricas.. para adquirirem ingresso para o show de seus ídolos... Se sacrificam... pra poder assistirem um show... que muitas vezes conseguem assistir pelo telão... e não de pertinho... Fico pensando... tanto sacrifício assim vale a pena??? Até onde vai o desespero dos fãs... em apenas assistirem a uma apresentação que seja... Noites sem dormir... horas sem comer... Sob sol... chuva... frio... mas estão ali... persistentes... Tenho uma amiga... que na semana retrasada... passou o dia todo em uma fila enorme no Morumbi, pra comprar ingresso para o show do Justin Bieber,rs... Pior que é verdade... Disse que se não conseguisse comprar... seria frustrante demais pra ela... Detalhe: ela é um ano mais velha que eu... Mas por mais que a gente fale.. na cabeça dos fanáticos... eles sempre têm razão... Não adianta tentarmos convencê-lo de que tudo tem um limite... Não vão nos dar atenção... e é capaz de tentar convencermos de que estão certos... Pra mim... fanatismo não passa de uma patologia!!!

KÁTIA OSÓRIO disse...

Chrys..bem lembrado...hj em dia o fanatismo pelas celebridades esta cada dia maior...e concordo com vc...pra mim também é uma patologia..

Um bjooo..

KÁTIA OSÓRIO disse...

Dom...ainda bem que essa fase patológica passou...mas vc disse algo interessante..."que não vivia minha vida, mas na realidade, tentava viver como os outros."

Um bjoooooooo