19/09/2011

ESTAR sozinho ou SER sozinho?


(imagem retirada da net)


Muitas vezes o querer ESTAR sozinho é uma opção pessoal, existem pessoas que gostam em manter o seu espaço, a sua individualidade, relacionam-se com outras inclusive sentimentalmente, mas preferem voltar para seu canto e manter a liberdade em ficar sozinho, não são pessoas solitárias apenas sentem-se mais felizes sabendo que seu "cantinho" está intocável.

SER sozinho, este sim é um problema que levam pessoas à depressão, à perda da vontade de viver, não precisa necessariamente morar sozinho para ser sozinho, muitas vezes casais que dividem a mesma casa são totalmente solitários, pois em algum momento da vida acabaram-se por se perderem um do outro e a distância os mantém nessa situação, a falta do diálogo e do companheirismo fazem com que pessoas acabem solitárias umas com as outras e perdem a oportunidade da felicidade.

Existem aquelas pessoas que por egoísmo, pela prepotência, falta de caráter acabam por afastar outras de suas vidas e tornam-se sozinhas, muitas delas tornam-se idosos abandonados pois não souberam cultivar o amor que lhes foi entregue quando mais jovens.

Ser sozinho deve ser a experiência mais triste que um ser humano pode passar, mas em sua grande maioria, como já citado acima, esta situação é provocada pela própria pessoa.

Nós os seres humanos, muitas vezes vivemos somente o dia de hoje, sem lembrar que o amanhã estar por vir, temos que cultivar princípios como amizade, lealdade, humildade, temos que saber cultivar o amor para que no futuro não estejamos em meio aos solitários, porque ninguém é feliz sendo sozinho.

Gostaria de agradecer às pessoas que fazem parte da minha vida, amigos, filhos (01 legítimo e 03 que eu adotei no meu coração), meus familiares que estão sempre ao meu lado, porque esta sim é a maior riqueza do ser humano: Ser amado e saber amar, pois mesmo quando queremos estar sozinhos jamais nos sentiremos solitários.

4 comentários:

DOM PAULO F disse...

É querida Kátia... Por causa dos ecos da solidão senti que esse sentimento (às vezes bom, mas muitas vezes nocivo) secou meu sangue e meu espirito. É mais ou menos parecido com lutadores desnorteados após o nocaute. Ficam perdidos. Pode crê! Já cheguei num ponto de ter inventando companhia para não me sentir tão só... mesmo com tanta gente em volta. hehehe...

Hoje eu tenho minha mulher, alguns amigos fieis e meus animais... pois é...

Parabéns pelo texto!

BEIJOXXX DO DOM!

Chrystiane Angel disse...

Um tema muito bem abordado por vc Ruiva... De fato... SER sozinho... e ESTAR sozinho... são totalmente distintos... O ESTAR sozinho... é uma opção... uma escolha de vida... Como vc bem disse... muitas pessoas gostam de ter sua liberdade... e sua privacidade... e preferem estar sozinhos... do que dividir seu espaço com alguém... Do portão pra fora é uma coisa... mas pra dentro de casa... preferem... optam... por estarem sós... porém... o fato de estar só... não é sinônimo de infelicidade. Pelo contrário... seriam infelizes... se estivessem acompanhados... Cada escolha que fazemos em nossas vidas... é pq queremos... pq nos faz bem e feliz. O ESTAR sozinho... tbém pode ser momentaneamente... Não é uma regra.... Existem pessoas... que gostam de ficar um tempo sozinhas... pra refletirem sobre suas vidas.... Tiram um tempo pra elas... para seu eu interior... Mas isso não quer dizer que estarão pra sempre sozinhas... apenas precisavam de um tempo pra se recolherem... talvez até se recuperarem de algum trauma... de alguma experiência ruim que tenha passado no decorrer de sua vida... Já o SER sozinho... é um assunto mais complexo... Uma parte considerável da população... SÃO sozinhos... e nem mesmo gostam de comentar a respeito desse assunto... São introspectivos... não gostam de fazer amizades... São anti-sociais. Não mantém um relacionamento social com as outras(os)... Se fecham em seu “mundinho”... e ali ficam... se isolam... Isso não é bom... Acredito ser uma fuga... de algum problema...Complexo de inferioridade... auto-estima baixa... dentre outros fatores... que desencadeiam esse isolamento... Existem tbém... os que são sozinhos... mesmo estando rodeado de pessoas. Eles se fecham de tal maneira... que não dão entrada... para as pessoas chegarem até eles... fazer amizades... cultiva-las... Pelo contrário... as pessoas acabam se afastando... levando aos mesmos a ficarem sós realmente... Há os(as) que não têm mais família... parentes... Mas nem por isso... deveriam viver sós... afinal... estamos nesse mundo pra nos relacionarmos... não só afetivamente... mas amigavelmente também... É maravilhoso termos amigos... alguém pra contarmos nossos problemas... ouvirmos os seus... nos divertirmos... darmos risadas... enfim... vivermos uma vida sadia... de maneira que nos faça bem... e que seja prazerosa. Ter a solidão como nossa companheira constante... além de nos afastarmos de tudo e de todos... vamos nos destruindo aos poucos... A solidão é a companhia que mais nos destrói... que mais nos torna pessoas infelizes... Procuremos nos relacionar mais e a cada dia... para que não cheguemos nesse estágio... da solidão tomar conta de nossas vidas.

KÁTIA OSÓRIO disse...

Dom...deve ter sido uma barra mesmo...mas felizmente mais uma vez vc conseguiu superar

um bjoooo..e agradeço a colaboração e o carinho de sempre

KÁTIA OSÓRIO disse...

Chrys..infelizmente oq eu percebo é cada dia mais pessoas se tornam solitárias..infelizmente não por opção..o mais triste é qdo se é só estando acompanhado...essa tua frase resume mto :

..."A solidão é a companhia que mais nos destrói"..

Um bjo amiga..brilhando colaboração...