22/08/2011

MEU (MINHA) FILHO(A) CRESCEU!


(imagem retirada da internet)

Eis um assunto que muitos adultos complicam.

Sexo não pode ser encarado com tabus, coisa feia ou algo errado, muito pelo contrario, faz parte da natureza de todos os animais, a diferença é que nós seres humanos temos o dever de conversar com nossos filhos para evitar uma gravidez não planejada ou ate mesmo uma doença sexualmente transmissível.

Quando somos crianças ja podemos perceber as diferenças entre meninos e meninas, mas muitas crianças ficam com receio em perguntar aos pais o motivo da diferença porque não existe uma liberdade para tanto.

Então ficamos adolescentes, e a coisa só piora, principalmente para o lado das meninas, pois culturalmente o homem pode "catar" todas e as mulheres tem que se preservar inclusive com ameaças de castigos. Conduta machista, que precisa ser revista por nós mulheres ao educarmos nossos filhos, afinal somos nós que em sua grande maioria mais ficamos próximos à eles.

O fato é: Adultos esquecem que ja foram adolescentes e jovens, esquecem dos hormônios em ebulição o que é totalmente natural, o organismo esta pronto para procriar. Mas o que fazer? Simples encarar com naturalidade, manter sempre o diálogo, afinal sexo não é feio, não é pecaminoso, não é errado, é algo bom, prazeroso e natural, porém precisa ser feito com muita responsabilidade, este é o ponto da questão, mostrar aos filhos (meninos e meninas) que se acreditam estar com maturidade para manter relações sexuais, precisam ter maturidade para assumir seus atos.

Não adianta "prender" a menina, isso somente vai piorar a situação, pois sabemos que tudo que é muito repreendido é mais excitante, principalmente para os jovens, então se aproximem de suas filhas, levem-nas a um ginecologista, ensinem-nas a se respeitar e não transar pro pressão das amizades ou por medo de perder o namorado, deixem-nas seguras para o momento que certamente virá.

Aos meninos, vamos acabar com a atitude machista de liberdade que pode tudo, não é bem assim, os meninos precisam ter a consciência da responsabilidade também, precisam saber respeitar, pois não pode sair por ai, só porque é homem, "catando" todas que vê pela frente sem se importar com os sentimentos, ou ate mesmo em se prevenir, mantenham sempre um bom diálogo com eles, para que fiquem seguros, não façam pressão psicológica para provarem ser um macho alfa.

Cabe a nós os pais instruir nossos filhos para a vida sexual, inclusive insistindo que eles SEMPRE utilizem a camisinha, desta forma, com muito diálogo franco, amor e sem tabus, com certeza nossos jovens terão uma vida sexual saudável e responsável. 


14 comentários:

Luiz otto disse...

Então..tenho uma adolescente aqui em casa de 14 anos...e tenho um ciúmes enorme dela...acho que na primenira transa dela, vou estar lá junto só para ver se o garoto vai ser bem gentil...Ptzz, tenho um ciúmes enorme da minha filha e nem quero pensar que um dia, vou perde-la para um garoto...só espero que não seja um "Bermudão" boné para trás e que cante hip hop...uiaaa..Monitoro ela sempre que posso e conversamos muito, mais sabe lá o que acontece no colégio ou no curso que ela frequenta..só me resta conversar muito e pedir a Deus que proteja a minha garota...Katita...bjuuuuuuuuuu

Luiz otto disse...

katita...uiaa coisa boa que vc é néh..rs

Tony disse...

Muito bem escrito, Kátia. Gostei.
Bjos

KÁTIA OSÓRIO disse...

Otto...rs..vc jamais vai perder sua filha..ela apenas esta crescendo..e em breve será uma mulher..converse muito com ela...sem frescuras...quem melhor que o pai para ensinar a maneira de pensar de um homem com relação às mulheres??...sou prova viva disso..fui criada por homens..pai ..3 irmãos...em uma vila militar...hehe...se vc passar confiança em suas palavras..não vai precisar ficar monitorando os passos da sua filha...pq ela saberá como agir e no momento que precisar de ajuda sera a vc que ela recorrerá...qto ao eu ser coisa boa..hehe..sem comentários...obrigada pela colaboração viu!!..bjooo

KÁTIA OSÓRIO disse...

Tony..obrigada..fico feliz que tenhas gostado...volte sempre...bjo!

Chrystiane Angel disse...

Mais um assunto abordado muito interessante... que tbém faz parte de nosso cotidiano... Ainda não sou mãe... mas creio que qdo tiver meu filho(a)... terei um diálogo aberto... franco... Deixarei meu filho(a) à vontade para me perguntar... tirar todas as suas dúvidas... sobre sexo... em toda sua amplitude... O diálogo é muito importante.. como vc bem abordou Ruiva... Devemos mostrar aos filhos... que além de pais, somos seus amigos.... pessoas estas, que eles podem contar em todos os momentos... Em muitas famílias... sexo é tido como um tabu... Talvez por receio... vergonha... os pais evitam tocar no assunto com seus filhos... deixando eles propensos a aceitar opiniões de amigos... o que acabam influenciando-os em suas decisões... muitas vezes pressionando-os ou até mesmo colocando-os em situações embaraçosas, pelo fato de ainda serem virgens... Acabam muitas vezes se entregando à primeira pessoa que aparecer... só pq seus amigos/colegas... já perderam a virgindade... Temos que dialogar com os filhos sempre... deixando-os a par de todas as consequências de transar sem se prevenir... não somente de uma possível gravidez prematura... mas tbém pra não contrairem doenças sexualmente transmissíveis... E acima de tudo... deixar claro que a primeira vez tem que ser no momento certo... com a pessoa certa e tem que ser maravilhoso pra ambos... Agir por pressão... impulso ou por achar que é o único da turma de amigos que ainda é virgem... torna a primeira relação sexual frustrante e um tanto quanto horrível. Não deixem jamais os filhos aprenderem ou aceitarem conselhos em relação à vida sexual... de pessoas foras de casa... Eles têm que ter nos pais confiança e cumplicidade... Os jovens hoje em dia são muito influenciáveis... vulneráveis a conversas de "rodinha"... e como já estão com os hormônios aguçados... acabam agindo por impulso... e muitas vezes... trazendo consequências nada agradáveis... não só pra eles... mas pra toda a família... A família é a base de tudo... é nosso alicerce... Portanto... nada melhor que dialogarmos com nossos filhos... para que eles não precisem procurar conselhos e esclarecimentos com estranhos... e sim... terem alguém para contar sempre que precisarem. Independente do seu filho ser homem ou mulher... conversar de maneira clara... sem restrições... é o melhor caminho... Se a mãe não se sentir à vontade para conversar com o filho... coloque o pai como o responsável para ter essa conversa, talvez delicada... embora muito necessária... Com as meninas é mais fácil... e mãe sempre sabe o jeitinho de conversar numa boa... sem invadir a privacidade da filha... mas ao mesmo tempo... deixá-la por dentro de todo o universo sexual. Eu sempre tive diálogo com minha mãe... Desde minha adolescência converso com ela sobre os mais diversos assuntos... Sempre fui consciente e responsável por minhas atitudes... Tudo o que eu fiz... foi pq eu quis... e sabia muito bem o que estava fazendo... Devo ao que sou à minha mãe... que além de mãe... foi e sempre será minha melhor amiga... Confesso que depois de adulta... nossas conversas sobre sexo tornaram-se constantes... sem tabus... sem me privar de nada... Conversa franca... sadia... com muito respeito... E é assim que devemos ser para com nossos filhos... Tornando-os adultos conscientes e responsáveis pelos seus atos... Para toda ação... há uma consequência... Agindo com zelo e responsabilidade... o sexo torna-se prazeroso e saudável!!!

KÁTIA OSÓRIO disse...

Chrys...como sempre show de bola o comentário...destaco a frase:
"..os pais evitam tocar no assunto com seus filhos... deixando eles propensos a aceitar opiniões de amigos... o que acabam influenciando-os em suas decisões... muitas vezes pressionando-os ou até mesmo colocando-os em situações embaraçosas..."

OBRIGADA AMIGA..É SEMPRE BOM CONTAR COM A SUA COLABORAÇÃO!

bjo

Bete disse...

oi Kátia...

Já passei por isso qdo meu filho com 15 anos, estava se achando o pior dos homens pq ainda nao tinha transado, entao expliquei pra ele, que nao tem nada de errado ser virgem aos 15, q ele tivesse paciencia, que qdo tivesse de acontecer, aconteceria e tal...e aconteceu qdo ele tava com 16 anos,e foi com a namorada, segundo ele foi muito legal, pois ele gostava dela e tal, alem do fato dela tambem ser virgem ne?
e eu que comprava as camisinhas rsrsrs

muito legal seu blog viu Kátia? bjuss

Luiz otto disse...

Bete..kkk vc me fez lembrar da minha primeira transa...foi aos 18..nossa, como a gente começava a vida sexual tarde no meu tempo..rs pelo menos eu é claro. Hoje até acho que tudo é muito prematuro, nossas crianças querem ser adultas antes do tempo ou seja, perdem parte da infância e mal curtem a adolescência as vezes por uma gravidez indesajada enfim, muitas vezes o garoto ( pai precóce) tem que parar seus estudos para trabalhar e trazer o sustendo a nova família e por fim a garota (mãe precoce) vira uma dona de casa, se dedicando aos alfaseres domésticos. Por mais que se tenha a informação de todos os contraceptivos, sempre há um deslize. é isso.

abraços.

Marcello Modera disse...

bom ... tenho uma adolescente e confesso que me arrepio só de imaginar o dia que ela vai me falar sobre a 1a transa ... excelente post Ruiva ... detalhista mas com sutil ... bjos

Bete disse...

Pois é, Luiz rsrs eu mesma perdi a minha com 21 anos affe muito tarde kkkk, mas valeu!!
bjus

KÁTIA OSÓRIO disse...

Bete..os homens também sofrem com a primeira vez..pelos motivos contrários da mulher..para eles é qse que uma obrigação ser um pegador..oq esta totalmente errado essa atitude pode desencadear uma frustração grande...e eles precisam de diálogo com os pais para uma vida sexual saudável também...amei te vor por aki viu...apareça sempre..obrigada pela colaboração oq me deixa mto feliz...principalmente por saber que vc gostou do blog...bjo

KÁTIA OSÓRIO disse...

Otto..bem isso..nossas crianças estão ficando muto precoces..querem crescer cedo demais...por esse motivo nos..os adultos devemos mostrar que a liberdade deve vir junto com a responsabilidade

KÁTIA OSÓRIO disse...

Modera..heheh..então va conversando aos poucos com sua filha..para que ela se sinta à vontade para ver em vc um amigo...obrigada pelo carinho de sempre e pela colaboração com o blog