25/07/2011

PSICOPATAS


(imagem retirada da internet)

A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Hoje muito se falam dessas pessoas, os psicopatas, que podem estar ao seu lado fingindo ser amiga(o) e você nem imagina.

O encontro com um desses indivíduos geralmente nos deixam marcas, eles se aproximam com sorrisos, mostrando-se pessoas bondosas incapazes de cometer alguma maldade, nos dão a impressão que se prejudicariam em nome do bem de outra pessoa.

Outra característica são as histórias de vida, sempre vítimas das situações, como se fossem frágeis criaturas, nos comovem com suas lamentações,  geralmente o roteiro gira em torno do desprezo dos pais, da família e amigos, ou seja, nos comovem com o papinho de ninguém me ama, como eu sofro.

Essas criaturas nos envolvem de tal maneira que muitas vezes controlam nossas vidas, estragando relacionamentos, família, contas bancárias, fazendo um estrago total no emocional e quando estamos totalmente perdidos, elas simplesmente vão atrás de outra vítima, mas se você consegue perceber a dissimulação antes do estrago feito, os psicopatas dão um show, choram para todos que a conhecem, dizendo o quanto injustiçados foram, e o papel vitimado mais uma vez entra em ação e você acaba sendo julgada a pessoa vilã da história.

Mas como não cair nas armadilhas desses verdadeiros sangue sugas? Eu tenho minha própria teoria, após ter me deparado com um desses seres, hoje em dia sempre desconfio de quem são so gentilezas, de quem esta sempre com aquele sorriso angelical, de quem jamais demonstra indignação ou raiva, pessoas que estão sempre se fazendo de frágeis, de vítimas e principalmente das pessoas que estão sempre exaltando o quanto são bondosas.

Na introdução do  livro "Mentes Perigosas o psicopata mora ao lado" a autora Ana Beatriz Barbosa Silva, nos conta a parábola do sapo e o escorpião, onde um escorpião pede ao sapo para que o mesmo o atravesse o rio, o sapo cede à vontade do escorpião após vários apelos  e o leva nas costas, porém, ao chegar à metade do rio o escorpião enfia seu ferrão nas costas do sapo, o sapo pergunta ao escorpião já afundando, o porquê dele ter feito aquilo, o escorpião responde: “Porque essa é a minha natureza.”

Prejudicar outras pessoas é a natureza dos psicopatas.

6 comentários:

Emerson Rodrigues disse...

EH VERDADE...
Mas eh facil identifica-los...
Se observar bem, acabamos por saber...
Mas ae fica pior... Porque o psicopata ate acredita na "estoria" que inventa para manipular as pessoas... Se contrariado, percebe-se um grau maior de violencia ainda.
Tenho um casal de amigos que passaram por uma psicopata dessa q era muita amiga deles.
Esta suposta moça quase acabou com minha amizade com eles e ainda jogou a familia deles contra eles.
Quando abriram o olho ja era tarde.
A moça conseguiu o que queria mas enfim, ficou so um trouxa na historia toda, na qual ela queria fisgar, acabando com um casamento.
Conseguindo seu itento, ela nem aparece mais na casa desses amigos meus.
Eh um perigo mesmo estar perto de certas pessoas que achamos que podemos confiar e na verdade nao podemos.
Meu zelo eh quando a pessoa cola do nada e acha que temos de tolerar...
Se o psicopata percebe o afastamento ae que arrumam o jeito deles de colar mais e mais...
eh horrivel..
No msns por ae tem muito disso rsrsrsrs

KÁTIA OSÓRIO disse...

Pois é Emerson...eles estão em todos os lugares, infelizmente são pessoas infelizes que destroem a felicidade alheia..sorte de kem identifica antes do estrago ser feito..

fiquei feliz em ve-lo por aki..um bjo e volte sempre adorei tua colaboração ;)

Emerson Rodrigues disse...

De nada mocinha...
Seu blog eh show...
Adoro os temas..
Eu leio as noites...

Chrystiane Angel disse...

Eu abordei esse tema em uma comunidade a qual fazia parte na época... Um assunto que até então eu conhecia superficialmente... mas que diante das circunstancias as quais vivenciei... pesquisei a fundo... e passei a entender e identificar um psicopata... É muito difícil identificá-los... pois... embora seja uma patologia... os indícios não são tão notáveis e de fácil identificação... Encanto... sedução e manipulação são algumas das peças chaves para darmos um diagnóstico preciso de um psicopata. Mostram-se sempre encantadores... amáveis... solícitos... Porém... dotados de um dom enorme de para manipular as pessoas... São frios... calculistas...dissimulados... insensíveis inescrupulosos... EXTREMAMENTE mentirosos... Vão de mentiras sutis... como mentir a própria idade, por exemplo... até às mais graves e cruéis... Capazes de mentir friamente... olhando dentro de nossos olhos... Criam cenas "teatrais"... as quais nos convencem piamente que estão dizendo a verdade... onde tentam mostrar arrependimento... que estão magoados e ofendidos... mas na realidade... tudo não passa de uma interpretação... uma manipulação aos sentimentos das pessoas. Eles próprios se convencem de suas próprias mentiras... e fazem delas uma verdade absoluta... Acreditam que com suas mentiras... não estão prejudicando as pessoas. Possuem um extraordinário poder de persuasão... onde envolvem as pessoas de tal forma... que fazem com que elas se sintam culpadas de algo que não fizeram... enquanto os psicopatas saem de vítimas e donos da razão. Depois que envolvem totalmente suas "presas"... vítimas... descartam como se fossem objetos sem valor algum... Pouco se importam com os sentimentos dos outros... Sentimentos??? Eles desconhecem essa palavra... O que impera em suas vidas... é a busca pelo melhor pra si... pelo seu objetivo... satisfação de seu ego... nem que para isso... tenham que passar por cima de família... sentimentos alheios... amigos... O que importa para eles... é conseguirem êxito em tudo o que fizerem... seja na parte financeira... satisfação sexual... etc... Passam uma imagem de pessoas simples... que sofreram algum tipo de trauma... rejeição... por parte de suas famílias... como se fossem vítimas da sociedade... Inicialmente... convencem que estão completamente envolvidos pela pessoa com quem está se relacionando... onde conquista não somente a pessoa... mas família... parentes e amigos... Não encontramos psicopatas apenas em relacionamentos amorosos... mas também em nosso ambiente de trabalho... entre amigos... enfim... em nosso meio social... Embora a psicopatia esteja mais presente na ala masculina... há um número até que considerável de mulheres com essa patologia... Temos que admitir... que as mulheres estão mais vulneráveis de se envolverem com psicopatas...

Chrystiane Angel disse...

... E não digo apenas das mulheres carentes... afinal... o "talento"... o dom... de um psicopata é tão grande... que basta uma simples conversa... para ganhar sua vítima... mesmo que esta O objetivo é sempre o mesmo... a busca pela sua própria satisfação... independente de no meio do percurso... ferir pessoas... brincar com os sentimentos... e deixar muitas pessoas abaladas emocionalmente. Acham-se os melhores em tudo o que fazem... Narcisistas e egocêntricos ao extremo... e acabam por nos convencer... de que são realmente... de que ninguém consegue ser melhor que eles em nada... Que ninguém mais existe além deles... Detalhe... eles não aceitam JAMAIS serem chamados de psicopatas... e quando tentamos corrigí-los... na tentativa de torná-los pessoas melhores e normais... como qualquer outro ser humano.... se sentem ofendidos... passando a idéia que somos pessoas doentes mentais... por tal julgamento. Uma de suas pecularidades... é a ausência de culpa... Não sentem remorso de seus atos... Não reconhecem que suas atitudes são erradas... que estão prejudicando as outras pessoas... Muito pelo contrário... acham que a presença deles na vida das pessoas... acrescenta algo de bom... de produtivo... como se fossem pessoas que trouxeram o bem durante o tempo de convivência com as outras... enquanto a realidade é bem outra. Eles usam as pessoas em benefício próprio... e sequer se importam com seus sentimentos... Viramos verdadeiros fantoches em suas mãos... Ao contrário do que imaginamos... os psicopatas não são violentos... e sim doces... sedutores e amáveis... Características... que apesar de serem peculiares... não conseguimos identificar em um primeiro momento... Somente com a convivência... ao analisarmos o comportamento do indivíduo... que podemos chegar a essa conclusão... Mas infelizmente... na maioria das vezes... é tarde demais... Já estamos envolvidos(as) de tal forma... que não conseguimos nos livrar desse ser maléfico... cruel... inescrupuloso... tão facilmente... E qdo conseguimos... mesmo que às duras penas... ficamos traumatizados(as)... com sequelas para o resto de nossas vidas... O psicopata entra na vida das pessoas... com a missão de destruí-las aos poucos... desde o seu psicológico... chegando até a doenças físicas... decorrentes do emocional... Um tema de suma importância... ao meu ver de utilidade pública... para que possamos identificar... reconhecer... um indivíduo com essas características juntas... possivelmente é um psicopata... Fiquemos atentos(as)... sempre alertas... Todo cuidado é pouco!!!

KÁTIA OSÓRIO disse...

Chrys...pois é quem ja teve uma pessoa dessas em sua vida sabe exatamente o poder de manipulação que esses seres possuem...adorei a tua colaboração!

bjoooo