29/02/2012

VÍCIO ...DEPENDÊNCIA


(imagem retirada da internet)

          Nesta semana eu estava na sala de espera do consultório médico, quando uma conversa me chamou a atenção, 02 senhoras conversando, onde uma delas dizia não aceitar o rompimento do casamento de sua filha “só porque o genro bebe e fica caído no chão” e sua filha precisa buscá-lo no bar, após esta frase a senhora ainda firmou: ”BEBER NÃO É UM VÍCIO TÃO RUIM, PELO MENOS ELE NÃO É DROGADO”.

          Será mesmo? Vejamos o significado da palavra VÍCIO conforme a Wikipédia: Vício (“do latim “vitium” que significa “falha” ou defeito”) é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem.

          Como podemos observar, o significado da palavra não descrimina o “tipo” do vício, sendo assim, concluo que não existe vício menos ruim. Não se pode achar que um(a) dependente das drogas lícitas como o álcool, o cigarro e etc. são melhores que os(as) dependentes das drogas ilícitas como a maconha, cocaína e etc. pelo simples fato que não estão infringindo as Leis de um Pais que libera algumas drogas para ser consumida por seu povo, a diferença, acredito eu, é que algumas drogas tem o resultado destruidor mais rápido que outras.

          Um ser humano que se deixa viciar por algo ou alguém, se torna dependente, escravo, perde sua liberdade, sua identidade e aos poucos começa a se transformar em um ser dominado, sem expressão, sem alma, portanto não importa o vício que a pessoa tenha, o que importa é que esta pessoa é um ser doente por não ser livre.

          A pessoa só se liberta quando ela percebe que o prazer momentâneo a aprisiona, e diante do desejo da liberdade resolve lutar contra seu maior inimigo, seu próprio vício, seja ele qual for.

4 comentários:

Roysoueu! disse...

Ah, se fosse simples assim. Sou viciado... em cigarros. Sei bem o que a quimica nos faz. Mas como sempre, ler vc é um balsamo de verdade! bjos!

João C. Santos disse...

Coincidencia...escrevi algo recentemente extremamente ligado a este tópico. De qualquer das formas, a minha opiniao resumida para esta situação é a seguinte: tudo aquilo que pensamos que não podemos viver sem, é um vicio.

Aproveito, e deixo o link daquilo a que me referia. Obrigado pela atenção
http://escritosparaaeternidade.blogspot.com/2012/03/caixa.html

KÁTIA OSÓRIO disse...

Roy....que coisa boa saber que uma pessoa especial como vc admira oq eu escrevo....um bjooooo

KÁTIA OSÓRIO disse...

João...exato...e vicio nunca é saudavel...um bjo e obrigada pelo teu comentario....bjooo