13/02/2012

MEU FILHO ESTÁ CRESCENDO !





 (Imagem retirada da internet)

Como é difícil ver que nossos “bebês” não aceitam mais as comidas que gostaríamos que comessem, não sentem mais prazer nos passeios que programamos, escolhem suas próprias roupas.  Como é difícil perceber que nossos filhos não são mais bebês, que eles estão crescendo.

Essa dificuldade acontece por que nós, os pais, algumas vezes esquecemos que já tivemos a mesma idade deles, as mesmas dúvidas, os mesmos medos, a mesma vontade de conquistar o mundo, de descobrir o desconhecido.

A juventude é a época das experiências, o primeiro contato com o sexo, muitas vezes aparecem as drogas, pessoas mal intencionadas, isso nos apavora, porém temos que confiar na educação que damos aos nossos filhos, temos que ser amigos de nossos filhos, conversarmos sempre com eles, não aqueles monólogos chatos onde os pais falam toda a teoria da crueldade do mundo e depois viram as costas achando que cumpriram seu papel, na verdade precisamos ouvir nossos filhos primeiro para sim depois darmos nossa opinião sobre o caso, mostrar caminhos que eles podem percorrer e deixar com que eles decidam qual caminho seguir, sem proibições ou imposições, mas  conscientizando sobre o assunto, dando a responsabilidade de assumirem seus atos, e mostrando que estaremos sempre prontos a dar-lhes a mão no momento de dificuldade.

Só conseguimos conquistar a amizade e nos aproximarmos de alguém, quando nos infiltramos no mesmo mundo desta pessoa, e com nossos filhos não é diferente, temos que nos permitir a voltar no tempo para compreender o que se passa com nossos filhos, desta forma, com muito amor e usando da nossa experiência de vida, podemos indicar a direção de suas caminhadas e torcer para que suas escolhas sejam as melhores.

2 comentários:

Ğïsä disse...

Amiga amiga como é complicado ver os filhos crescerem é cada dia um novo acontecimento,as vezes parece que é tudo lindo, mas ñ é, é tanta coisinha pra resolver, pra olhar, ai ai ... depois venho com tempo pra dar minha opnião, pq agora to saindo pra trabalhar... vou pensar em tudo que vc colocou ... beijos

KÁTIA OSÓRIO disse...

Gisa...amigaa.....sim...é complicado...mas com amor..responsabilidade..confiança e mta paciencia o "sofrimento" se transforma num grande prazer...bjossss