22/02/2013

SER ADOLESCENTE


(Imagem retirada da internet)

Eis uma idade confusa, eu confesso que ficar no meio de gritinhos e frescurinhas das meninas que estão nesta fase é estressante, bem como aguentar a mania dos meninos em se acharem "homens".

Mas se é complicado para nós adultos, imagina para eles que já passaram da infância e ainda não chegaram na nossa fase?

Por estar em transição, em minha opinião, este momento é o mais difícil do ser humano, principalmente quando o adolescente está cercado de adultos que esqueceram que já tiveram as mesmas dúvidas, as mesmas inseguranças, as mesmas rebeldias e os tratam como crianças mas cobram deles atitudes adultas .

A descoberta do amor é algo assustador para os adolescentes, isso porque muitos adultos por não acreditarem em seus sentimentos os julgam e até dizem que eles tem que sair das fraldas primeiro, como se este sentimento fosse exclusividade das pessoas "mais experientes", o que definitivamente não é verdade.

Os adolescentes amam sim e sofrem muito por causa desse amor juvenil, não é fácil "gostar" de um menino e se achar magra demais, gorda demais, se olhar no espelho e só enxergar espinhas que parecem ter vida própria. Para os meninos então, que dificuldade se aproximar daquela menina bonita, que medo de levar "toco", mas como precisam demonstrar que são homens, a melhor saída é fingir não estar a fim da menina que enfrentar essa insegurança toda, então ficam meninos e meninas sofrendo cada qual em seu mundo.

Quando conseguem quebrar a barreira que os separam e finalmente "ficam", acontece uma explosão de alegria de ambos os lados, mas quando o "namoro" acaba o mundo vai-se junto, é um sofrimento que parece jamais ter fim, isso porque ser adolescente é ser intenso,  tudo ganha uma importância grandiosa, principalmente o amor.

Nós adultos deveríamos ouvi-los antes de julgarmos seus sentimentos, antes de  impor as nossas vontades a eles, deveríamos voltar um pouco ao passado para relembrarmos de como gostaríamos que nos tratassem quando éramos adolescentes, desta forma o diálogo fica mais fácil e assim podemos passar nossas experiências   instruindo-os da melhor maneira para a vida adulta, mais fácil também fica nossa aceitação aos novos pontos de vista que essa "galerinha" tem a nos transmitir, diminuindo assim a distância entre adultos e adolescentes.