19/09/2011

ESTAR sozinho ou SER sozinho?


(imagem retirada da net)


Muitas vezes o querer ESTAR sozinho é uma opção pessoal, existem pessoas que gostam em manter o seu espaço, a sua individualidade, relacionam-se com outras inclusive sentimentalmente, mas preferem voltar para seu canto e manter a liberdade em ficar sozinho, não são pessoas solitárias apenas sentem-se mais felizes sabendo que seu "cantinho" está intocável.

SER sozinho, este sim é um problema que levam pessoas à depressão, à perda da vontade de viver, não precisa necessariamente morar sozinho para ser sozinho, muitas vezes casais que dividem a mesma casa são totalmente solitários, pois em algum momento da vida acabaram-se por se perderem um do outro e a distância os mantém nessa situação, a falta do diálogo e do companheirismo fazem com que pessoas acabem solitárias umas com as outras e perdem a oportunidade da felicidade.

Existem aquelas pessoas que por egoísmo, pela prepotência, falta de caráter acabam por afastar outras de suas vidas e tornam-se sozinhas, muitas delas tornam-se idosos abandonados pois não souberam cultivar o amor que lhes foi entregue quando mais jovens.

Ser sozinho deve ser a experiência mais triste que um ser humano pode passar, mas em sua grande maioria, como já citado acima, esta situação é provocada pela própria pessoa.

Nós os seres humanos, muitas vezes vivemos somente o dia de hoje, sem lembrar que o amanhã estar por vir, temos que cultivar princípios como amizade, lealdade, humildade, temos que saber cultivar o amor para que no futuro não estejamos em meio aos solitários, porque ninguém é feliz sendo sozinho.

Gostaria de agradecer às pessoas que fazem parte da minha vida, amigos, filhos (01 legítimo e 03 que eu adotei no meu coração), meus familiares que estão sempre ao meu lado, porque esta sim é a maior riqueza do ser humano: Ser amado e saber amar, pois mesmo quando queremos estar sozinhos jamais nos sentiremos solitários.

05/09/2011

FANATISMO


(imagem retirada da net)

Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente freqüente em paranoides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).

A História nos mostra que o fanatismo é algo nocivo, muitas vezes levando à fatos irreparáveis, como Hitler e sua idéia fixa pela supremacia da raça ariana e a eliminação dos "impuros", Jim Jones que em 18 de novembro de 1978 levou à morte 914 fiéis da seita "Templo do Povo" ingerindo veneno ou recebendo tiros na cabeça e ate mesmo alguns participantes de torcidas organisadas de futebol que levam ao extremo a rivalidade com brigas e assassinatos.

Do ponto de vista psicopatológico, todo fanatismo parece ter relação com a fuga da realidade, os fanáticos constroem um mundo particular onde eles são os únicos que estão no lugar da certeza absoluta, com poder de persuasão levam outros ate seu mundo e quem não aceita o chamado é logo considerado inimigo.

Mas como evitá-los? Não tem como, eles estão em todo lugar, o melhor a fazer é: Quando algum fanático bater à sua porta com promeças de nova vida através da Religião, ou em uma roda de amigos surgirem assuntos possíveis do fanático se impor, o ideal é não dar chances para muita conversa, ao primeiro sinal de um discurso inacabável sobre o assunto, procure afastar-se pois não adianta um debate, os fanáticos simplesmente não escutam, o mundo deles é inabalável e não aceitam opiniões.

Não deve ser nada fácil conviver com alguém que não respeita opiniões alheias, que impõe seus pontos de vista como se fossem os únicos, o importante é saber ouvir o outro, nos permitir ter visão diferenciada sobre quaisquer assuntos, abrir nossa mente para o novo, nos proporcionar mais conhecimento para podermos ter uma opinião formada consciente, sempre respeitando as demais.