22/08/2011

MEU (MINHA) FILHO(A) CRESCEU!


(imagem retirada da internet)

Eis um assunto que muitos adultos complicam.

Sexo não pode ser encarado com tabus, coisa feia ou algo errado, muito pelo contrario, faz parte da natureza de todos os animais, a diferença é que nós seres humanos temos o dever de conversar com nossos filhos para evitar uma gravidez não planejada ou ate mesmo uma doença sexualmente transmissível.

Quando somos crianças ja podemos perceber as diferenças entre meninos e meninas, mas muitas crianças ficam com receio em perguntar aos pais o motivo da diferença porque não existe uma liberdade para tanto.

Então ficamos adolescentes, e a coisa só piora, principalmente para o lado das meninas, pois culturalmente o homem pode "catar" todas e as mulheres tem que se preservar inclusive com ameaças de castigos. Conduta machista, que precisa ser revista por nós mulheres ao educarmos nossos filhos, afinal somos nós que em sua grande maioria mais ficamos próximos à eles.

O fato é: Adultos esquecem que ja foram adolescentes e jovens, esquecem dos hormônios em ebulição o que é totalmente natural, o organismo esta pronto para procriar. Mas o que fazer? Simples encarar com naturalidade, manter sempre o diálogo, afinal sexo não é feio, não é pecaminoso, não é errado, é algo bom, prazeroso e natural, porém precisa ser feito com muita responsabilidade, este é o ponto da questão, mostrar aos filhos (meninos e meninas) que se acreditam estar com maturidade para manter relações sexuais, precisam ter maturidade para assumir seus atos.

Não adianta "prender" a menina, isso somente vai piorar a situação, pois sabemos que tudo que é muito repreendido é mais excitante, principalmente para os jovens, então se aproximem de suas filhas, levem-nas a um ginecologista, ensinem-nas a se respeitar e não transar pro pressão das amizades ou por medo de perder o namorado, deixem-nas seguras para o momento que certamente virá.

Aos meninos, vamos acabar com a atitude machista de liberdade que pode tudo, não é bem assim, os meninos precisam ter a consciência da responsabilidade também, precisam saber respeitar, pois não pode sair por ai, só porque é homem, "catando" todas que vê pela frente sem se importar com os sentimentos, ou ate mesmo em se prevenir, mantenham sempre um bom diálogo com eles, para que fiquem seguros, não façam pressão psicológica para provarem ser um macho alfa.

Cabe a nós os pais instruir nossos filhos para a vida sexual, inclusive insistindo que eles SEMPRE utilizem a camisinha, desta forma, com muito diálogo franco, amor e sem tabus, com certeza nossos jovens terão uma vida sexual saudável e responsável. 


08/08/2011

PAIS E FILHOS


(imagem retirada da internet)

Por que vemos tantos desentendimentos entre pais e filhos?

Com raras exceções a culpa é dos pais, ando observando uma troca absurda de "comando", um exemplo assustador são crianças com menos de 03 anos batendo em seus pais e o pior, os adultos em volta acham uma "graçinha" se esquece que este ser pequeno crescerá.

As crianças logo cedo percebem que ao chorar ou fazer alguma birra acabam ganhando o que desejam e este hábito às acompanham durante o crescimento, quando chegam à fase da adolescência querem continuar impondo seus desejos, então começam os problemas, os pais que anteriormente não colocavam limites nem responsabilidades querem escrever regras das quais os filhos nunca tiveram que seguir.

A mudança de posição começa quando os pais precisam se adequar à vida dos filhos, quando na realidade é justamente contrario, os filhos precisam entender que, enquanto não são auto-suficientes para administrar suas próprias vidas, assumindo sozinhos seus próprios erros e compromissos, têm que conviver com as regras dos pais. Em contrapartida, os pais precisam ouvir seus filhos, sair do pedestal de donos da verdade e tentar enxergar determinadas situações pela ótica dos filhos, com respeito mútuo, sempre aprendemos um com o outro e muitas vezes mudanças de opiniões são benéficas nas relações.

Não é raro ouvirmos jovens gabando-se de sua idade e dizendo que são donos de seus "narizes" (mesmo ainda sendo dependentes dos pais) e pais totalmente perdidos diante desta situação tentando resolver na base da força algo que poderia ser evitado lá atrás, na infância.

Através de diálogo, carinho, confiança e amor precisamos ensinar responsabilidades, deveres, obrigações, respeito e humildade aos nossos filhos, para crescerem adultos que saibam onde termina os seus direitos e começam os direitos dos outros, inclusive de seus pais.

Acredito que devido ao fato dos pais trabalharem fora de casa e sejam obrigados a deixar seus filhos com babás e nas escolas, estes ficam com sentimento de culpa e acabam por temerem em dizer NÃO a seus filhos, acontece que sempre dizer SIM não é prova de amor.